Era uma vez...

Depois de me graduar no Observatório do Valongo - UFRJ em 2002 (sou o 142o astrônomo de lá), eu obtive um PhD em populações estelares em galáxias elípticas e lenticulares (aquelas que não são espirais) em 2007 no Instituto de Física da UFRJ. Eu usei espectros do projeto ENEAR para analisar a composição química global desses objetos, além de gradientes de metalicidade (como a metalicidade varia com o raio da galáxia).
Nossos resultados confirmaram que galáxias elípticas se formaram há muito tempo atrás. Um resultado interessante foi descobrir que algumas dessas galáxias tem um gradiente de indicadores de metalicidade bem inclinado (objetos no canto inferior direito da figura), diferentemente do que é esperado para objetos que sofreram grandes aglutinações, mimetizando a formação através de um grande colapso.

Discoveries

Descobertas astronômicas são movidas por observações.
Então é bom você observar o céu se quer desvendar os segredos do cosmo.
Eu faço parte de grandes levantamentos astronômicos.
O Sloan Digital Sky Survey (SDSS) mapeou com grande sucesso o hemisfério norte na última década, fazendo descobertas que vão do nosso Sistema Solar até o universo distante.

No hemisfério sul, o Dark Energy Survey (DES) começou a observar em 2012 e está seguindo o mesmo caminho de grandes descobertas.

O Large Synoptic Survey Telescope (LSST) é um telescópio de 8 metros no Chile que vai fazer um "filme de alta resolução" do universo. Fique ligado.

Eu tenho me dedicado a procurar aglomerados de galáxias - os maiores objetos gravitacionalmente ligados do universo - e medir suas propriedades para tentar entender a formação de estruturas no universo e a evolução de galáxias.

Trabalho

.

e-Astronomia

Observatório Nacional (ON) tem um curso de pós-graduação em astronomia, onde em 2013 eu criei um novo curso chamado Tópicos de e-science onde estudantes podem aprender a programar melhor dentro do contexto de Big Data que se encontra a ciência moderna (sempre em progresso). Entre em contato se está interessado.

Publicações

Lista completa de publicações no SAO/NASA ADS.

CV Lattes

Divulgação Cientĩfica

Comunicar seus resultados para a sociedade é parte importante de ser um cientista.